Na sua próxima ida ao mercado, repare nas embalagens de alguns produtos, como caixas e garrafas de suco, produtos de limpeza, artigos para animais de estimação e itens de cuidado e higiene pessoal. Algumas delas trazem o selo “eureciclo” impresso.

Mas você sabe o que esse selo significa?
O selo Eureciclo faz a ponte entre marcas de bens de consumo com recicladores, promovendo reciclagem com responsabilidade social, através da compensação ambiental. Ele foi idealizado para solucionar duas questões principais: a destinação final de embalagens geradas por empresas e marcas e a marginalização dos agentes da cadeia de reciclagem.

Assim, é possível dar um destino ambientalmente correto à uma massa de resíduos equivalente à massa das embalagens que uma empresa coloca no mercado.

Então toda vez que você encontrar uma embalagem com selo “eureciclo” você pode ter certeza que essa empresa investe na cadeia de reciclagem! Isso só acontece porque, para adotar o selo, a empresa deve realizar o pagamento pelo serviço de coleta e triagem prestado pelos operadores de reciclagem.

A Eureciclo homologa os operadores parceiros de coleta e triagem de resíduos recicláveis e checa a consistência do processo de forma escalável e segura, priorizando sempre a transparência e a inclusão. Do outro lado deste processo, estão as empresas que investem na cadeia de reciclagem, gerando incentivos para o desenvolvimento destes operadores.

As marcas que participam deste processo, recebem o selo eureciclo para estampar suas embalagens e comunicar seu compromisso aos consumidores.

Todo esse processo é certificado visando o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), comprovando a logística reversa de suas embalagens e adequando-as à legislação ambiental vigente.

O objetivo da iniciativa é elevar a taxa de reciclagem no país, que atualmente gira em torno de 3%. Quando impresso em uma embalagem, o selo certifica que a empresa destina recursos à cadeia de reciclagem, através da compensação ambiental de pelo menos 22% das suas embalagens, conforme a meta nacional atual prevista na PNRS.

Essa meta é progressiva (34% em 2023, 40% em 2027 e 45% em 2031) e busca direcionar as empresas a adequarem seus processos. A boa notícia é que algumas marcas certificadas compensam 50%, 100% e até 200% de suas embalagens.

Muito bacana né? Já foram mais de 90 mil toneladas compensadas e mais de 2.900 marcas estão apoiando a cadeia de reciclagem em um movimento de incentivo à criação de um mundo mais sustentável.

Leonardo Borges – Autossustentável https://autossustentavel.com/