Em tempos de isolamento social devido a pandemia do COVID-19, passamos grande parte do nosso tempo em casa. Aproveite este período para repensar nossos velhos hábitos e atitudes impactam o meio ambiente.

Mude sua atitude! Com simples atitudes podemos contribuir para um impacto mais positivo para o meio ambiente. Veja algumas dicas que você pode praticar no seu dia-a-dia.

Reflita sobre seus hábitos de consumo nas refeições
Repense a ingestão de proteína animal, incentivando a redução do consumo de carne e, consequentemente, o aumento do consumo de leguminosas, frutas, cereais e verduras. A Segunda Sem Carne é uma ótima proposta para reduzir seu impacto no meio ambiente.

Aproveite a luz solar
Nada mais energizante do que abrir as janelas, sentir aquela brisa e deixar o sol entrar. A prática, além de benéfica para o bem-estar, principalmente nesses tempos, também contribui por reduzir a necessidade de energia elétrica.

Feche a torneira
Feche a torneira enquanto lava suas mãos, escova os seus dentes, se ensaboa no banho ou lava a louça. Essa economia traz uma enorme diferença para o planeta.

Separe seus resíduos recicláveis
O isolamento social causou em um aumento da geração de resíduos domiciliares, por isso é fundamental que sigamos separando o nosso lixo. Esta é uma prática já muito conhecida, mas importante de ser sempre ressaltada. A reciclagem reduz expressivamente o impacto do lixo sobre o meio ambiente e não sobrecarrega os aterros sanitários.

A forma mais simples de separar é isolar o lixo seco (embalagens, papéis, revistas, etc.) do molhado (restos orgânicos como cascas de frutas, talos de verduras, restos de comida e etc.), que podem ser transformados em adubo na compostagem.

Faça sua Composteira
Como você estará mais tempo em casa, seu consumo de alimentos pode aumentar. Então, as sobras de frutas, legumes e verduras podem ir para a compostagem. A compostagem é um processo natural fácil de realizar, uma solução que transforma resíduos orgânicos em composto – um fertilizante naturalmente rico em nutrientes e que pode ser utilizado nos jardins e hortas.

Use e abuse do consumo consciente
Antes de comprar, faça a si mesmo essas 6 perguntas: Por que comprar? O que comprar? Como comprar? De quem comprar? Como usar? Como descartar?

Não compre mais que o necessário, pois certamente vai virar lixo dentro da sua casa, ocupando espaço, muitas vezes, por anos a fio e sem utilidade. Opte sempre por produtos mais duráveis e verifique se é ecológico e quais os impactos de seu descarte.

Dê preferência ao comércio local e ao pequeno produtor
Nesse período de isolamento, pequenos estabelecimentos e produtores têm maior dificuldade de se financiar em um momento de queda de demanda ou de fechamento do comércio. São milhares de micro, pequenas e médias empresas que geram uma grande quantidade de empregos. Ao fazer a sua parte e comprar destes, você ajuda a assegurar empregos e a economia funcionando.

Outra forma de ajudar é pedir seu delivery diretamente com o restaurante. Nesse movimento você auxilia ainda mais o restaurante neste momento importante.

Dê preferência à alimentos sazonais, orgânicos e locais
Fique atento à temporada e compre somente o que estiver dentro da estação. Você estará levando para casa alimentos mais nutritivos, saudáveis, que agrediram menos a natureza e que certamente terão um sabor bem melhor.

Sempre que possível, procure ainda comprar alimentos orgânicos. Eles normalmente trazem um selo de garantia e foram cultivados naturalmente, sem nenhum tipo de inseticida ou modificação genética. Fazem bem à saúde e são muito mais saborosos.

Evite os descartáveis
Pediu seu almoço ou aquela pizza via delivery ou aplicativo de entrega? Opte por não receber talheres e outros itens descartáveis, uma vez que os plásticos de uso único como canudos, copos e talheres são utilizados por alguns minutos e depois são descartados. Estima-se que cerca de 80% das embalagens são descartadas após ser USADAS APENAS UMA VEZ!

Leonardo Borges, Autossustentável