Fundadora da Comunidade Zen Budista, ela mostra a importância de ser grato ao simples fato de estar vivo e lista pensamentos que podem transformar seu dia.

Cláudia Batista de Souza foi ordenada monja em 1983, depois de ir para os Estados Unidos iniciar seus estudos budistas no Zen Center of Los Angeles, na Califórnia.

Chamada de Monja Coen, foi a primeira mulher de origem não japonesa a presidir a Federação das Seitas Budistas do Brasil, em 1997. Três anos depois, fundou a comunidade Zen Budista, em São Paulo.

Monja Coen listou 5 pensamentos importantes para ter durante o dia para que seja mais leve e proveitoso.

1. Como é bom estar viva, respirar e apreciar cada instante como ele é. Lembrar que cada momento é único, que nada jamais se repete. Apreciar o agora.

2. Vou fazer o meu melhor hoje, procurar a excelência em mim mesma. Devo ser coerente com meus princípios e valores. Viver a ética que quero ver a faz manifestar em todo o mundo.

3. Trabalhar a paciência e a resiliência. Preciso falar com assertividade e doçura, sem exigir o que os outros não tem para dar, mas provocá-los a procurar pelo seu melhor.

4. A Terra está girando em torno de si mesma e do Sol. Sou a vida da Terra. Não posso dar voltas para trás, mas ir adiante, corrigindo minhas próprias falhas ou erros.

5. Hoje é um dia excelente para que eu descubra meu potencial de vida e o use sem desperdício e sem excessos. Que minhas ações, palavras e pensamentos possam beneficiar o maior número de seres.

Revista Trip